O dia 22 dia de Baden Powell, para nós Escoteiros (B.P) tinha calhado a uma Sexta-Feira, mas no dia 24 a um Domingo era dia de Compromissos de Honra.
Em uma fornada de novos Escoteiros que tinham acabado a sua formação de 3ª Classe, eu era um dessa fornada e nesse Domingo na Quinta do Gaio, Junto à fonte da salgueira (Local mítico para o Grupo 72), Fiz o meu Compromisso, onde jurei por minha honra que iria fazer todos os possíveis, para servir a minha Pátria, viver segundo a Lei do Escoteiro e Servir o meu semelhante em todas as circunstâncias.
25 anos depois, num mesmo dia 24, num mesmo Domingo, voltava a fazer o mesmo, recebendo das mãos do mesmo Escoteiro Chefe o Lenço de Escoteiro e o mesmo Padrinho me recolocava o chapéu.
Tudo isto foi vivido intensamente, foi a sensação mais maravilhosa que senti até hoje, ao estar a viver o momento que tinha vivido à 25 anos.
Rever antigos Escoteiros daquele tempo, senti-los ali tão perto como estiveram na primeira vez testemunhando aquele momento, quando nem contava com a surpresa que me fizeram ao dedicarem-me este dia.
O lenço que recebi bordado a Prata,os meus Escoteiros, os Grupos de Escoteiros que estiveram presentes, as famílias, os amigos, a minha família, fizeram com que para mim fosse o dia mais importante da minha vida.
A todos os que ao longo de meses conseguiram organizar tudo isto sem eu dar conta de nada, conseguindo assim darem-me um momento tão honroso e feliz...
...À minha mulher Escoteira Chefe Irene
Ao Escoteiro chefe Gonçalo Felisberto
À Escoteira Chefe Lídia Silva
A todos os pais dos meus Escoteiros
Ao meu Grupo 72 do Cartaxo
Ao Grupo 66 de Benavente
Ao Grupo 84 do Entroncamento
Ao Grupo 192 de Torres Novas
À Velha Guarda deste Grupo que com eles iniciei esta minha caminhada.
A TODOS O MEU MAIS SINCERO OBRIGADO!